terça-feira, 22 de setembro de 2015

#Olhar Publicitário - A mídia e o poder: uma sociedade de espetáculos


    Vivemos em uma sociedade que vive a base de novelas, reality show e noticias manipuladas, não aprofundamos nossos conhecimentos, aceitamos o que vem pronto como verdade absoluta, não discutimos e somos facilmente enganados por noticias modeladas a nossa realidade e acabamos sendo controlados por grandes massas de comunicação.


    Você sabia que a TV deveria ser uma instituição pública, mas com o nascimento de emissoras, o recurso passou a ser privatizado? E se eu te disser que o mesmo aconteceu com as rádios, você acreditaria? E você, já ouviu algum parente ou amigo dizer "Se o Bonner falou é verdade" ou "Saiu na emissora X, então é verdade"? A "missão" dessas emissoras foram cumpridos com sucesso. Certos nomes conhecidos, tais como Roberto Marinho (criador do Grupo Globo) e Assis Chateaubriand (Chatô) (Criador da TV Tupi) foram os grandes pioneiros na monopolização da Tv brasileira.
    Não podemos esquecer que a evolução da nossa tecnologia é um grande ajudante da mídia, pessoas compram aparelhos desnecessários e com preços exorbitantes e nos desapegamos dos mesmos com muita facilidade graças as tendências lançadas em nosso meio e que mudam do dia pra noite. Um dia é socialmente melhor um celular X mas no dia seguinte a empresa lança o celular Y e as pessoas acabam seguindo a nova tendência do momento, no final acabamos endividados mas temos que ter o status que uma marca ou aparelho passa a qualquer preço.
    A "geração Z" (como sociólogos definem as pessoas que nasceram no final dos anos 90 até a atualidade) deveria ser a esperança para "um futuro melhor", mas, preferimos ficar ligados em nossos aparelhos eletrônicos e viver ao antigo ideal politico romano Panem et circenses (Pão e Circo) onde os imperadores romanos evitavam revoltas em suas cidades e estados distribuindo cereais para as pessoas e fazendo a promoção de vários eventos para entreter e distrair o povo dos problemas mais sérios na fundação da sociedade romana. Somos entretidos com programas baixos e sem agregamento cultural e nos achamos extremamente cultos, doce ilusão criada pela mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário