segunda-feira, 31 de agosto de 2015

#Olhar Publicitário - A supremacia das imagens, articulações do sistema e a Utopia que é o Brasil



    Para aqueles que não sabem, no início deste eu iniciei o curso de Publicidade e Propaganda e nesse semestre tenho um professor que passou um método que eu realmente gostei muito, esse método é o de trazer a matéria de dentro da sala para um blog, aberto aqueles que procuram coisas deste assunto e é lógico, eu não vou deixar passar essa oportunidade de juntar o blog com a faculdade, então,  a partir de hoje eu volto postar com uma certa frequência e semanalmente a coluna #OlharPublicitario vai estar aqui! Enfim, sem mais enrolações e vamos ao assunto!




    Desde muito cedo crescemos a sombra de um sistema fantasioso que quer apenas a perfeição, fama e dinheiro. Tudo a nossa volta se desenvolve através de rótulos e títulos e a mídia (e publicitários) são responsáveis para o reforço desta maneira como vivemos. Acabamos sendo co-responsáveis por isso através do uso de imagens e peças publicitárias (comerciais).
   Vou fazer um teste rápido, pra provar isso que estou dizendo. Agora eu quero que você, meu caro leitor, antes de prosseguir com sua leitura pare e pense, o mais rápido o possível, uma marca de sabão em pó, agora o da palha de aço e finalmente de um refrigerante.
    Posso garantir aqui com quase 100% de certeza que você penso no OMO, na Bombrill e finalmente na Coca-Cola, estou certo? Essa marcas criam imagens permanentes em nosso subconsciente, marcas de muito tempo no mercado e que passam sempre "confiança", mesmo aparecendo tantos problemas nelas (nesse caso a Coca Cola com seus escândalos, mas sempre sendo a número 1 aos consumidores).
    E não é só isso que uma imagem pode fazer com a gente! A imagem pode suplantar em nossas mentes uma utopia, o que ocorre muito com viajantes de outros países, para muitas pessoas o Brasil é algo surreal, não há fome, todos estão na escola e todos tem um lugar onde morar, mas, quando vivem nossa realidade, acabam se desapontando com o país.
    As imagens podem ter grande poder de persuasão, isso é um fato, mas basta uma coisa para que você não caia neste encanto, uma unica pergunta, um simples "Por que?", não devemos ser passivos ao controle do sistema sobre nós, não devemos engolir tudo como se estivesse bem. devemos nos renovar, rever valores e melhorar, dia após dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário