sábado, 8 de novembro de 2014

#Resenha - Além da Ponte Inca - Wilson Lassarote

Informações do Livro:

Título: Além da Ponte Inca
Autor: Wilson Lassarote
Editora: Talentos da Literatura Brasileira
Ano de Lançamento: 2014
Página: 350

Sinopse:

   Heitor ousou buscar novas fontes históricas sobre a civilização Inca durante uma pesquisa para um trabalho de escola. Mas, ao decifrar uma sequência numérica descrita em um antigo livro, aguçou mais ainda sua curiosidade por esta fascinante cultura. Após um tempo, ele e seus antigos amigos de escola, Karl e Sérgio, decidem realizar uma viagem à cidade de Machu Picchu, no Peru. Que estejam preparados! Esta não será uma simples aventura turística, e sim, uma travessia sequer imaginada, que envolverá o jovem aventureiro e a todos em conhecimentos místicos e filosóficos sobre a humanidade guardados há muito tempo. Para além da ponte Inca se encontram muitos perigos, mas também incríveis experiências e, principalmente, as respostas que Heitor, obstinadamente, procura.



Além da ponte Inca: Até onde você iria por um mistério oculto pelo tempo?

   "Além da Ponte Inca", 2014, é o primeiro livro do médio cardiologista Wilson Lassarote publicado pelo selo Talentos da Literatura Brasileira - Novo Século.
   O livro nos conta um pouco sobre três amigos, Heitor, Karl e Sérgio que, para finalizar o ultimo ano do ensino médio tem de fazer uma pesquisa sobre o antigo império perdido Inca, com um pequeno detalhe, a pesquisa deveria ser ao modo antigo, pesquisando em livros. Eles resolvem facilitar a busca de biblioteca a biblioteca e fazem a busca dos livros sobre o império mais próximo de Valença, Rio de Janeiro e, por sorte, encontram um resultado promissor, um livro intitulado "Comentário sobre a origem e trajetória do povo Inca"  que, estranhamente era datado do ano de 1903 mas, historicamente, o descobrimento da cidade de Machu Picchu e o povo Inca é datado no ano de 1911 e todo o mistério se inicia com uma página em branco na metade do livro e um estranho poema em um rodapé que dizia:
"Os homens, ouro, vivem resilientes além da sagrada ponte que une almas. Metal brilhante cega as pessoas tornando-as frias, impedindo um olhar claro para coisas importantes. Cuidemos dos sentimentos e pessoas, como faz a mãe puma com seus filhotes.
Quem conseguir observar a sequência perfeita da vida, irá encontrar o caminho a trilhar. O ano de 1618 marca o início de guerras na Europa, quando a intolerância religiosa também cegou o homem e o desviou de seu caminho"
Intrigado com todo o mistério que o livro poderia esconder, Heitor começa um estudo minucioso do livro, página a pagina, mas acaba não descobrindo nada relevante, mas é quando esta de volta em Valença que começa a descobrir partes da história. Depois de decodificar o poema ele resolve que vai ao Peru e convence seus dois amigos a irem juntos, os três nem imaginam o que está por vir nesta viagem.
   O livro apresenta uma narrativa leve e envolvente que faz você devorar o livro pra saber o que acontece nessa grande jornada de Heitor, Sérgio e Karl na busca da verdade sobre os mistérios que a antiga cidade de Machu Picchu esconde em suas montanhas.
   O modo como o autor retratou o Heitor pré-descoberta e pós-descoberta da civilização é um traço muito marcante e as idéias expostas por Olantankai (só lendo para descobrir quem é ;) dispostas ao longo do livro foi um traço que deu uma valorizada suprema na demonstração da vasta sabedoria do mesmo.
   Se você, assim como eu, é um amante incondicional da literatura brasileira e/ou gosta das histórias e mistérios a cerca do povo Inca, este livro é simplesmente perfeito, sem exageros e extravagancias, simples do jeito que um livro tem de ser, eu super recomendo ele a vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário